quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sobre Software livre

Como ja se sabe o maior comecio do mundo (o mais lucrativo), é o comercio de licenças. Varios desenvolvedores de softwares programam os mesmos e "travam" seus codigos, para limitar sua edição. Então lançam-os aos mercados a precos que vendido aos milhares renderão muito aos seus bolsos.

Em contrapartida há o software livre, que nada mais é, do que programas e sistemas abertos, desenvolvidos por varias pessoas, que não possuem os códigos travados. Logo estão acessíveis ao publico o conhecimento usado para o mesmo e os metodos usados para construção deste.
Mas ai fica a questão: E como se lucra com software livre?

Como se sabe o objetivo de se criar um software (independente de ele ser livre ou não) é atender o maior número de usuários que necessitem das funções desempenhadas por ele.
Uma das maiores vantagens do software de código aberto é que ele é usado e modificado por várias pessoas, ou seja, se sua aplicação agrada ao público alvo, automaticamente ela pode ser distribuída para mais usuários desse segmento. Os interessados tem a tendência de fomentar as soluções para seus problemas, através de comunidades, palestras, sites e todas as outras formas possíveis. É divulgação gratuita!

Não há o perigo de que alguém "roube" uma aplicação. A licença pública GPL prevê esse tipo de ocorrência e as trata com o procedimento devido. Se alguém corrigir algo em um programa, isso não quer dizer que você o perdeu.
No entanto, alguém pode gerar um software parecido se baseando na experiência de análise do que foi criado anteriormente. Porém, não é vantajoso se criar algo do zero. Forneça os meios para que as pessoas se sintam à vontade em ajudar e você não precisará se preocupar com isso. O programa será atualizado com mais regularidade e erros serão corrigidos em um tempo consideravelmente menor.

Ao mesmo tempo em que seu software se populariza, mais pessoas precisarão de suporte, de treinamento, de ajuda na hora de instalá-lo. Agora, pense comigo: quem será o detentor de mais informações sobre isso?
Quando se distribui um software, o usuário final espera encontrar suporte na mesma fonte que o forneceu. Se você se mantém atualizado com o projeto e todas as correções que deverão surgir na internet, a pessoa mais indicada será você (trate "você" como toda as pessoas que o desenvolveram, seja uma empresa ou apenas um programador). Basta que você disponibilize informações suficientes para que seus usuários saibam onde encontrar ajuda. Informação nunca é demais e quanto mais descritiva ela for, melhor.

A licença GPL prevê a gratuidade do software, sua distribuição com o código fonte, entre outras coisas, mas não específica que você terá que trabalhar de graça. Resolvido, está ai a chave do sucesso.


Como exemplo de software livre temos os que ja coloquei em outros posts:
 Inkscape, Audacity, Kdemlive e GIMP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário