terça-feira, 14 de outubro de 2014

Para onde estão indo os estudantes de licenciatura?

No Brasil em geral tem se constatado, um decrescimo constante na quantidade de pessoas interessadas em cursar licenciatura no ensino superior, ao menos nas faculdades federais e estaduais.
Mas por qual motivos isso acontece? O que leva a haver tamanha queda, a ponto de que, no mercado de trabalho faltem profissionais qualificados para lecionar no ensino basico, como na area de Matematica ou em ciencias naturais?
A resposta e bem simples: Na maioria das vezes a questão e mesmo financeira, o sistema educacional brasileiro está passando por uma grande crise. Crise aonde o professor passa MESES sem receber salário, ou quando recebe, este não faz por onde valer o esforço que o profissional fez para chegar a tal lugar.
Isso sem citar hoje a precariedade que se encontram as escolas do ensino basico (ao menos as publicas), aonde mal se tem um quadro para se dar as aulas, ou cadeiras para os alunos, materiais BASICOS para as coisas se darem de forma organizada.
Cito como exemplo eu mesmo, sou estudante de licenciatura em computação, mas quando me escrevi para o curso, o mesmo era apresentado como COMPUTAÇÃO, não dizendo que o mesmo estava incluído no curso de literatura. Talvez, seja essa uma estratégia usada para atrair um publico um tanto desatento, que acabou por entrar no curso pensando que seria um Ciência da Computação noturno. Hoje eu até que fui convencido a permanecer no curso, mas ainda me questiono, como atuaria um professor de computação, além daqueles velhos cursinhos para ensino da informática. No meu caso ainda possuo sorte, pois, me foi explicado que isso seria algo a mais, pois alem, eu poderei atuar em qualquer lugar que precise de um profissional da area de informatica.
Mas em outras licenciaturas o ensino e completamente voltado para a o ato de lecionar, logo, não há muitas rotas a se tomar, por exemplo, para um profissional formado em licenciatura em filosofia.
Se não houver medidas que estimulem o professor no sistema brasileiro atual, a tendência infelizmente é continuar com esse decréscimo constante até que a situação fique tão critica a ponto das autoridades passarem a olhar a situação do professor com melhores olhos e lançarem propostas que ajudem realmente a melhorar suas condições de trabalho.

Seguem links com materias:

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/concorrencia-em-cursos-de-licenciatura-e-cada-vez-menor-na-ufba-e-na-uneb-situacao-preocupa/?cHash=f7b342b8b69991fb9e061f25268a2700


http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/cat-289


Nenhum comentário:

Postar um comentário