terça-feira, 14 de outubro de 2014

Como as midias ajudam na construção do conhecimento?

Hoje, não há mais desculpas para dizer que não se tem acesso ao conhecimento. Na era digital podemos encontrar todo e qualquer tipo de conhecimento na rede. Quando me refiro a rede me refiro a qualquer tipo de meio de intercomunicação pessoal. Sendo a mais conhecida dessas a internet.
O estudante hoje tem diversas facilidades para adquirir conhecimento se comparado a antigamente.
Agora o estudante possui na internet fonte de informacao. Nao sendo mais necessario por exemplo ir a uma biblioteca para obter ajuda em livros, uma vez que muitos desses estao disponiveis na internet.
Grandes autores produzem artigos que também podem ser usados para construção do conhecimento e disponibilizam os mesmos de forma gratuita na rede. Basta algumas palavras chaves em um buscador, e em alguns instantes teremos milhares de resultados do que procuramos, cabe ao estudante analisa-los e produzir o seu proprio conhecimento.
Isso tornou a forma de aprender mais dinâmica, uma vez que, se um professor dedicar-se a aprender a lidar com essa tecnologia, ele deixará de ser lecionador e passará a ser, uma ponte para a construção do conhecimento próprio, afinal, não há mais verdade absoluta, tudo e uma questão de interpretação.
Na televisão temos outra fonte importante de informação. Antigamente para se ler noticias era necessário a compra de jornais, atualmente, basta assistirmos televisão e teremos uma fonte de informações bem mais rentável e direta, além de ser menos cansativa, ainda que existam aqueles que optem por usar o velho e bom jornal.
Óbvio que tudo tem o lado bom e ruim, é uma questão de uso, existem aqueles que sabem usar melhor, ou não.
O fato é que, a invenção da internet principalmente significou um grande avanço para o mundo em termos de conhecimento, uma vez que, com um simples clique, temos informações que publicadas aqui no Brasil, em milésimos de segundos poderão ser vistas no Japão. Construiu-se assim a cibercultura (me aprofundarei sobre este assunto em outro post), que e mais ou menos, o mesmo que o processo da globalização econômica. O conhecimento deixou de ser localizado, para ser universal.
Outro avanço foi a invenção dos cursos EAD (faculdades a distancia), que possibilitaram o ensino a aqueles que estão mais distantes dos centros urbanos, e não possuem tempo para se locomover, ou precisam de uma formação com diploma igual ao do ensino presencial, mas em um tempo muito menor e com gastos menores. 
Seguem links com artigos e mais informações:

http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio9/IX-1070.pdf

http://www.senac.br/BTS/363/artigo4.pdf

http://www.nead.feituverava.com.br/index.php/faq/27-quais-as-vantagens-da-educacao-a-distancia



2 comentários:

  1. Silas,
    Sua postagem é bem interessante, aborda questões atuais da contemporaneidade tais como a EAD, a liberação dos pólos de emissão, a difusão intensa do conhecimento. Contudo, temos que pensar que ainda existe uma grande parcela da população que esta à margem desse contexto e isso constitui-se em uma negação do direito do acesso ao conhecimento, a ciência e a outras culturas.

    ResponderExcluir
  2. Exato, gi...por exemplo, Sergio Amadeu, já denunciou como as redes de comunicação estão sob o domínio exclusivo das empresas privadas, fato que restringe a expansão e democratização do acesso da população a esses bens e serviços, pois os interesses econômicos se sobrepõem aos dos cidadãos.

    Quando falamos de acesso a internet hj, falamos de banda larga, portanto, estamos falando de cidades em especial áreas do centro econômico, não falamos de suburbio e favela. }

    Na holanda é de 91% da população tem acesso, no Brasil só em 2014 que atingimos o indice de 51%.

    Dai quando falamos, sempre temos um lugar de fala, e no teu caso é de quem acessa. Sem problemas, todos temos que acessar, mas não da para generalizar, entende?

    A desconexão/conexão tem muito pano para manga...

    ResponderExcluir