terça-feira, 30 de setembro de 2014

O que seria Tecnologia?

A muito, conceitos sobre tecnologia, engenharia e ciencia se confundem diversas vezes, entao ficamos sempre, confusos, quando a distincao de tais conceitos. Eu diria, que na verdade, a um elo entre todos, mas em um breve resumo:

Ciencia seria o estudo ou investigação da natureza (nao sendo exclusivamente desta) dos fenomenos, usando tecnicas formais, como o metodo cientifico. As tecnologias nao seriam normalmente produtos da ciencia, pois quando nos referimos a tecnologia há sempre certos requisitos que precisam ser atendidos, como utilidade, usabilidade e seguranca, e nem sempre o produto da ciencia, atinge aos mesmos.

Engenharia seria o processo de criar ou desenhar ferramentas e sistemas para aproveitar os resultados ja previamente obtidos com a ciencia. Logo aqui dismistificamos o fato de que tecnologia e ferramenta, muito longe disso.

A tecnologia seria como um resultado das soma dos produtos encontrados na engenharia e na ciencia, ela apesar disso pode precede-los as vezes. Usando um exemplo do site Wikipedia temos que: "Por exemplo, a ciência pode estudar o fluxo de elétron em condutores elétricos, ao usar ferramentas e conhecimentos já existentes. Esse conhecimento recém-adquirido pode então ser usado por engenheiros para criar novas ferramentas e máquinas, como semicondutores, computadores, e outras formas de tecnologia avançada. Nesse sentido, tanto cientistas como engenheiros podem ser considerados tecnologias; os três campos são normalmente considerados como um para o propósito de pesquisa e referência"

A muito foi defendido que a tecnologia era apenas ciencia aplicada, e que aplicar investimentos em ciencia basica era investir em um futuro mais tecnologico, o que até certo ponto nao está incorreto, pois observando a situacao previamente, o que temos hoje (em termos de tecnologia) veio de algo mais simples, entao podemos concordar com esta afirmacao. Mas se nao ha investimento tambem nesses novos tipos de tecnologia, o ciclo para e ficamos "atolados" no processo.

Tecnologia se refere a tudo que mudou a historia, que fez historia... Nao somente ao que vemos hoje, nao confundir conceitos de tecnologia propriamente dita com o que hoje chamamos de "avancos tencologicos"

Segue video, para aprofundamento feito por alunos assim como eu, no caso, no curso de Licenciatura em Informatica (sou de computação) da Universidade Tiradentes.


E outro video, com o a historia da tecnologia na EDUCAÇÃO outro assunto de grande discursao na atualidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário