terça-feira, 23 de setembro de 2014

Metodologia pedagogica - Paradoxos da Atualidade

As questões sobre a metodologia adotada hoje no sistema educacional, são diversas e tem se tornadas cada vez mais constantes. Isso se deve ao fato, da mesma não passar por uma "reforma" a muito tempo. Mas do que se trataria essa reforma na pratica? O que seria passivo de mudanças, desde que essas não prejudiquem a "essência" da educação?
De fato, de compararmos muitas vezes as aulas das materias ditas como essenciais, tais como matematica, lingua portuguesa e geografia de antigamente, com as da atualidade, nao veremos muitas diferencas. Geralmente, sao os mesmos assuntos, ensinados da mesma forma, com pouquissimas adequações que variam de pessoa para pessoa, e que talvez tenham melhorado um pouco, devido ao uso das midias.
Mas seriam necessarias mudancas efetivas, a revisão do que e ensinado na escola, e uma volta ao antigo debate que questiona sobre a real necessidade e aplicação de 80% de coisas que aprendemos na escola.
De fato cada pais possui seu modo de ensino, mas se tratando de Brasil, estamos incluidos num contexto conteudista, aonde passamos aproximadamente onze anos estudando sobre diversos assuntos, que na maioria das vezes nao aplicaremos. Seria necessario isso realmente? Nao seria melhor a aplicação de estudos sociologicos o contexto de atualidades, o entendimento politico, entre outros?
Não que o aprendido na escola será "inútil", mas deveria haver uma maior integração, na verdade, do que vivemos com o que aprendemos, de nada adianta aprendermos uma gigantesca variedade de conteúdos, mas não conseguirmos entender como funciona uma sociedade, ou a hierarquia política.
Fora que, uma maior integração tecnológica na minha opinião motivaria mais os estudantes, a se dedicar a escola, uma vez que, hoje, não é mais aceitável um aluno ir à sala de aula apenas para ver o professor falar, sem nenhuma interação, até porque, já ficou provado que esse método não e tão efetivo assim. Tiremos por exemplo nos mesmos, quantos dos vários assuntos que aprendemos no colegio ainda sabemos, daqueles mais complexos? E não nos tornamos menos intelectuais por causa disso, seguimos a lei do uso e desuso, se não usamos, simplesmente irá passar, sem maior valor para nos.

Por finalizar, segue a musica do Gabriel O Pensador - Estudo Errado, que fala justamente sobre isso, e questiona o que realmente e importante na educação, apesar de ser uma musica ja bem antiga, ainda condiz em grande parte com a realidade de hoje em dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário